Embora o mundo tenha mudado muito nas últimas décadas, ainda vemos algumas empresas praticando os mesmos conceitos e procedimentos da Gestão de Custos e Preços do passado, e é daí que surgem os grandes desafios da gestão de empresas no presente.
Os ventos (e tempos) favoráveis da economia acabaram — e com eles as empresas que pegavam carona e se davam bem. As estatísticas do SEBRAE estão aí para nos mostrar o que acontece com quem insiste em se manter no passado!
Os fatores fundamentais que distinguem a gestão de empresas modernas das empresas tradicionais são: atitude estratégica, gestão de pessoas e o uso de ferramentas e instrumentos de gestão.
Atitude estratégica
Na atitude estratégica a empresa precisa de grande interatividade com o cliente, fornecedor e outras unidades, buscando a satisfação total do cliente, posicionando-se adequadamente no mercado e promovendo a inovação e a qualidade. Além disso é essencial:
- Ter excelência no atendimento;
- Buscar constantemente novos negócios;
- Formar parcerias com empresas e universidades e ter uma estrutura descentralizada com grupos multidisciplinares e abertos;
- Possuir tecnologia de produção flexível e estrutura com custos baixos;
- Buscar por novos talentos e estímulo constante da criatividade;
- Utilizar adequadamente as tecnologias de informação (TI) e pesquisa e desenvolvimento (P & D);
- Possuir bons programas de educação ambiental; etc.
Gestão de Pessoas
Na gestão de pessoas é imperativo que a empresa valorize o indivíduo como pessoa e incentive a participação do colaborador e o espírito de equipe e também:
- Adote políticas de recompensas e motivação;
- Treine constantemente todos os níveis da organização;
- Foque a gestão do conhecimento;
- Propicie um ambiente físico confortável;
- Ajuste os veículos de comunicação interna.
Ferramentas e instrumentos de gestão
Nas ferramentas e instrumentos de gestão a empresa precisa:
- Implantar relatórios de apuração, análise, planejamento e acompanhamento sistemático de custos;
- Implantar planilhas de formação de preços contemplando todos os produtos e o resultado final;
- Fazer o mapeamento e análise dos seus processos críticos;
- Planejar adequadamente o seu caixa;
- Implantar os indicadores de performance nas áreas críticas;
- Usar a ferramenta de gerenciamento de projetos: o PDCA (plan-do-check and action);
- Ter balancetes gerenciais; etc.
Nos velhos tempos a empresa que possuía um mínimo de organização e alguns dos fatores da atitude estratégica progredia, pois, o mercado era fechado e com pouca concorrência. Hoje em dia, os desafios da gestão de empresas continua, mas fatores como a gestão de pessoas e a implantação de ferramentas gerenciais passam a figurar como indispensáveis no sucesso de qualquer organização, independentemente do seu porte ou segmento.
Assim, se a sua empresa opera num mercado de muita demanda e pouca oferta, você poderá escolher entre obter resultados imediatos, focando apenas a Gestão Estratégica, ou resultados duradouros e sustentáveis, se adotar os 3 aspectos descritos acima.
Porém, se a sua empresa opera num ambiente competitivo, você não tem escolha: terá que focar nos 3 aspectos: a Gestão Estratégica, a Gestão de Pessoas e nos Instrumentos e Ferramentas de Gestão.
A escolha é livre e de sua única responsabilidade, pois, afinal de contas, é assim que funciona o mundo capitalista. Chegou a hora de encarar de frente os desafios da gestão de empresas.
Para saber mais caminhos para sua empresa reencontrar os resultados positivos, acompanhe outros artigos como este em nosso blog!