Saber planejar e executar uma boa estratégia de precificação é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, independentemente do seu porte ou do seu segmento de atuação.
Nesse sentido, principalmente, as pequenas e médias empresas devem estar atentas às tendências do mercado e às demandas do público consumidor, fazendo os movimentos necessários para colocar em prática uma dinâmica de preços bem elaborada e eficaz.
Para isso, é preciso conhecer e adotar os critérios essenciais para implementação de uma boa política de preços a curto, médio e longo prazo.
Continue a leitura deste artigo para saber que critérios são esses e otimizar os resultados do seu negócio a partir de parâmetros reconhecidamente importantes. Confira e esclareça suas dúvidas!
Considere claramente os objetivos do negócio
Muitos empreendedores, quando são questionados sobre os critérios da precificação, logo recordam a fórmula “custo do produto + percentuais de custos + despesas fixas e variáveis + percentual de lucro = preço”.
No entanto, para ser bem sucedida e ajudar a empresa a crescer, a precificação deve ter início com o entendimento claro e preciso dos objetivos de mercado.
É preciso identificar a visão e o posicionamento que o negócio pretende alcançar e seguir essas diretrizes ao traçar a política de preços, pois é ela que possibilitará a rentabilidade sobre os produtos, os serviços, o patrimônio e o capital da empresa.
Assim, o preço não deve nascer somente do custo de uma mercadoria ou serviço, mas também dos objetivos dos empreendedores em relação ao seu empreendimento.
Por exemplo, se o negócio está começando ele precisa de uma certa política, talvez mais agressiva para ter penetração no segmento. Mas se o mercado é novo, com poucos concorrentes e já tem grande demanda pelo produto/serviço a estratégia pode ser outra.
Portanto essa análise crítica sobre os objetivos e estratégias momentâneas do empreendimento são imprescindíveis na precificação, pensando em um planejamento de médio e longo prazo.
Pesquise e conheça o mercado a fundo
Pesquisar o mercado é uma atitude que deve ser entendida como uma prioridade de toda a empresa que deseja superar a concorrência e manter a liderança, sobretudo quando se trata da precificação.
Sem os dados sobre as demandas, as tendências, as oportunidades, as ameaças, as retrações e os crescimentos do contexto no qual o negócio atua, é impossível estabelecer uma política de preços capaz de responder rapidamente às mudanças de cenário.
Por exemplo, de nada adianta aumentar a capacidade produtiva ou pensar em operações promocionais se o mercado não dá sinais de que absorverá essa produção.
Da mesma forma, também é fundamental monitorar as ações da concorrência e acompanhar a política de preços praticada pelos competidores diretos e indiretos.
Tenha um bom controle sobre as variáveis de cálculo
O cálculo do preço é feito a partir de algumas variáveis indispensáveis, tais como os custos operacionais e de produção, as taxas tributárias associadas aos produtos ou serviços e a margem de lucro pretendida.
É preciso ter um controle eficaz sobre todos esses aspectos, fazendo com que eles sejam constantemente monitorados e permitindo que esse acompanhamento gere os ajustes necessários na política de preços da empresa.
Saiba interpretar os movimentos do público consumidor
Conhecer bem os interesses e as necessidades dos consumidores é fundamental para que uma empresa possa conquistar um lugar de destaque frente à concorrência por meio de um processo consistente de diferenciação.
No entanto, quando se trata da estratégia de preços, o conhecimento sobre o público consumidor deve ser considerado como critério que permite encontrar o equilíbrio entre o preço que um cliente estaria disposto a pagar e o preço que promoveria a lucratividade esperada.
Nesse contexto, é válido recordar que o preço é um atributo muito importante para o consumidor no momento da decisão de compra, mas não é o único fator que ele avalia.
Dessa forma, é necessário desenvolver um processo de valorização dos benefícios oferecidos pelos produtos e serviços, paralelamente às ações voltadas para a construção de uma política de preços eficaz.
A partir desse entendimento, é possível fortalecer os atributos do produto ou serviço, defendendo a precificação praticada e enfrentando as adversidades do mercado.
Além disso, o negócio passa a ter mais elementos para consolidar o processo de fidelização de clientes e de construção de uma relação rentável entre o público consumidor e a marca.
Trabalhe bem as margens de flexibilidade
Um dos principais critérios para uma boa estratégia de precificação é a capacidade de estabelecer as margens possíveis para variação dos preços entre valores mínimos e máximos, de acordo com a dinâmica do mercado.
Isso permite que o empreendedor seja capaz de fazer projeções futuras e identificar as boas oportunidades para lançar promoções ou oferecer descontos, assim como aproveitar as brechas para aumentar o preço.
Assim, uma política de preços eficiente é aquela que otimiza a competitividade do negócio, as estratégias e objetivos citados acima, garantindo o enfrentamento da concorrência com o controle de riscos ou prejuízos.
Atualize os conhecimentos sobre precificação
Por fim, o último critério necessário para que sua empresa possa desenvolver uma política de preços eficiente é a atualização constante dos conhecimentos sobre precificação.
Na verdade, essa é uma das grandes dificuldades de quem está à frente de médias e pequenas empresas, uma vez que é preciso atender a tantas demandas da gestão empresarial simultaneamente.
No entanto, o aprendizado sistematizado sobre as estratégias para definição de preços, envolvendo desde as técnicas e cálculos mais utilizados até a discussão sobre as propriedades do próprio negócio deve ser uma prática constante.
A grande pergunta que se deve ter em mente é: qual a forma mais adequada para construir uma política de preços que atenda aos objetivos do meu negócio, considerando as características do mercado, do público consumidor e dos produtos ou serviços?
Quer encontrar as respostas para essa pergunta e aprender a analisar de forma mais clara e contundente as necessidades da sua empresa quanto à precificação?
As estratégias de precificação são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. As principais estratégias envolvem a análise dos custos de produção, a saúde financeira da empresa e a margem de contribuição.
A escolha da melhor estratégia depende do preço de venda desejado e da diferença entre os preços praticados pelos concorrentes. A precificação correta é fundamental para garantir o volume de vendas e a margem de lucro desejada. A estratégia de preço deve levar em consideração o preço ideal para cada produto, bem como a formação dos preços e a definição do preço correto.
Além disso, é importante considerar fatores externos, como as redes sociais, a base de clientes e a projeção de vendas. Os custos fixos e variáveis devem ser levados em conta na base dos custos, juntamente com o lucro desejado.
A alta qualidade dos produtos e os gastos fixos, como cartão de crédito e folha de pagamento, também influenciam na estratégia de precificação. As estratégias de marketing devem ser alinhadas com o custo de produção e os potenciais clientes. O preço de custo acrescido é uma opção para garantir a margem de lucro desejada.
A estratégia de preço consiste em definir um preço de entrada ou um preço inicial, além do preço psicológico que pode influenciar na percepção do consumidor sobre o valor do produto.
A discussão sobre preço deve ser realizada com cuidado para evitar conflitos com os clientes. A estratégia de precificação deve ser definida com base na análise dos custos e das necessidades do mercado. No caso de serviços, a precificação adequada é fundamental para garantir a satisfação do cliente e a rentabilidade do negócio.
A estratégia de precificação precisa variar conforme as necessidades do mercado e a formação dos preços deve ser realizada com cuidado para evitar uma guerra de preços que possa prejudicar o negócio. É uma das grandes dificuldades de quem está à frente de médias e pequenas empresas, uma vez que é preciso atender a tantas demandas da gestão empresarial simultaneamente.
No entanto, o aprendizado sistematizado sobre as estratégias para definição de preços, envolvendo desde as técnicas e cálculos mais utilizados até a discussão sobre as propriedades do próprio negócio deve ser uma prática constante.
A grande pergunta que se deve ter em mente é: qual a forma mais adequada para construir uma política de preços que atenda aos objetivos do meu negócio, considerando as características do mercado, do público consumidor e dos produtos ou serviços?
Quer encontrar as respostas para essa pergunta e aprender a analisar de forma mais clara e contundente as necessidades da sua empresa quanto à precificação?
Então confira o conteúdo de outro artigo especial do nosso blog clicando aqui. Vale a pena a leitura!