Passo a passo para abrir uma consultoria empresarial

Passo a passo para abrir uma consultoria empresarial

A consultoria empresarial é um mercado promissor e em ascensão no Brasil. Por isso, cada vez mais profissionais estão em busca de se qualificar e atuar como consultor. Se você é um deles, trouxemos neste texto um passo a passo para abrir uma consultoria empresarial de sucesso.
Você vai saber mais sobre:
O que é uma consultoria empresarial;
Por que ser um consultor empresarial?
Maneiras de se destacar como consultor;
Ferramentas para se tornar um consultor de sucesso;
Projeções de mercado para uma consultoria empresarial;
Maneiras de conseguir clientes para consultoria;
Como precificar um projeto de consultoria.

O que é uma consultoria empresarial

De modo geral é uma empresa ou profissional da área de gestão, que presta um serviço de análise e diagnósticos para determinar os principais pontos de melhoria de uma instituição. Este serviço é realizado por meio de algumas metodologias e ferramentas, como: análise SWOT, PDCA, análise 5W, entre outras.
A consultoria é um serviço onde o consultor não é um executor de tarefas, mas sim um planejador e orientador de processos. Além disso, é um serviço pontual, com início, meio e fim. Para conquistar sucesso no universo da consultoria é necessário preparação e investimento em cursos e qualificação profissional. Através disso é possível obter a expertise necessária para ingressar no mercado de forma assertiva.
Um importante passo a passo para abrir uma consultoria empresarial é estar preparado para diagnosticar problemas. Uma vez que um problema é detectado, o profissional de consultoria deve propor soluções e sugestões de como resolvê-lo da melhor forma. Para isso, é importante dominar a área em que decidir atuar e isso só é possível se qualificando e buscando conhecimento constantemente.

Por que ser um consultor empresarial?

Se você se considera um solucionador de problemas, esta pode ser a carreira certa!
Trouxemos alguns dos muitos motivos, que podem te fazer considerar a carreira na consultoria:
• Trabalhar com o que você ama – sem dúvidas é algo muito desejado pelos profissionais: fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro;

• O mercado de consultoria está muito aquecido. Afinal, são anos de políticas econômicas erradas, pouco incentivo governamental, concorrência, globalização, tecnologia da informação, ensino de má qualidade, etc. Tudo isso fez com que empresários e gestores perdessem o norte dos seus negócios;
• Ser seu próprio chefe e conquistar independência financeira;
• Escolher com quem quer trabalhar;
• Liberdade de horários e agenda;
• Sair do operacional e assumir uma função estratégica;
• Gerenciamento de carreira;
• Nova plataforma de trabalho: De acordo com a sua área de atuação você pode ganhar muito dinheiro com cursos, assessoria e consultoria online.

Passo a passo para abrir uma consultoria empresarial

Maneiras de se destacar como consultor

Neste passo a passo para abrir uma consultoria empresarial, temos que considerar os muitos desafios existentes. Além do conhecimento prático e teórico, que já mencionamos, ingressar no mercado impõe alguns obstáculos. Entre eles, podemos citar a captação de clientes para um profissional, que ainda não possui um nome consolidado.
Um recurso para superar esta limitação, pode ser começar a atuar em uma empresa de consultoria, ao invés de começar como autônomo. E para te ajudar neste processo, você deve escolher um curso de formação de consultores, que ofereça qualidade de entrega e possa aperfeiçoar as suas técnicas e habilidades.
Além da preparação para ser consultor empresarial, é necessário um curso específico em sua área de atuação. Seja na área administrativa, comercial, logística ou finanças o consultor empresarial, assim como um médico, é importante estar sempre atualizado em seu trabalho.
Confira alguns pontos no comportamento que todo consultor diferenciado tem:

  1. Reconhecer suas qualidades e limitações;
  2. Trabalhar em busca de resultados pessoais e profissionais;
  3. Ser capaz de identificar problemas e compreender suas causas;
  4. Analisar e escolher soluções possíveis, articulando pessoas e recursos, com base em dados;
  5. Ser capaz de trabalhar em equipe;
  6. Multidisciplinaridade – capaz de visualizar a mesma situação por vários ângulos diferentes, principalmente por aquele que a empresa não percebeu ou não quis contar;
  7. Oferecer análise personalizada – não apenas reproduzir modelos utilizados em outras empresas;
  8. Ter habilidade para conviver com o risco constantemente;
  9. Capacidade para lidar com imprevistos e com vários projetos ao mesmo tempo;
  10. Não se intimida diante de um problema aparentemente sem solução;
  11. Ter visão detalhada, sem perder o entendimento do todo.

Ferramentas para se tornar um consultor de sucesso

Precisamos falar sobre as ferramentas de trabalho do consultor, no processo de passo a passo para abrir uma consultoria empresarial. Pensando nisso, trouxemos as que consideramos serem mais utilizadas por consultores e gestores, acompanhe.
Análise SWOT ou FOFA: Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças. Estamos falando sobre uma poderosa ferramenta de diagnóstico estratégico, que permite análise e avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa, considerando as oportunidades e ameaças do mercado.
O trabalho é feito por meio de entrevistas com os principais responsáveis pela empresa, análise de documentos e pesquisas em geral, interna ou externamente.
Análise 5W 2H: após ser definido o melhor cenário para a empresa, estabelecemos o plano de ação, por meio desta ferramenta, que é muito usada na execução de projetos. Determinando um executor para cada tarefa.
É uma metodologia que visa responder as seguintes perguntas:
WHAT – o que precisa ser feito;
WHO – quem vai fazer;
WHEN – quando deve ser feito;
WHERE – local onde vai ser executado;
WHY – motivo para executar a tarefa;
HOW – como a tarefa deve ser executada;
HOW MUCH – qual será o custo.
Painel de Indicadores (dashboard): é uma ferramenta que permite ao gestor, independentemente de onde ele esteja, acompanhar simultaneamente todos os indicadores de gestão da empresa em tempo real.
Os seguintes dados são inseridos em uma planilha e disponibilizados na rede da empresa:
Indicadores de vendas, margens, custos, compras, estoques, lucratividade, turn over, rentabilidade, produtividade, clientes abertos, tempo de pedido na fábrica, inadimplência, liquidez, endividamento, etc.
Acompanhamento de custos e resultados: este recurso permite comparar o que foi planejado com o que foi realizado. Por meio disso, é possível analisar os processos e corrigir as falhas.
Outra ferramenta muito utilizada pelos consultores financeiros, são as reuniões com os principais gestores para discussão dos diagnósticos, estabelecimento das estratégias, formalização dos planos de ação, conscientização, acompanhamento dos resultados, entre outras questões.

Projeções de mercado para uma consultoria empresarial

A demanda de mercado para o consultor está evoluindo rapidamente no Brasil. De acordo com dados do SEBRAE, milhares de empresas abrem suas portas anualmente, mas a maior parte não alcança o quinto ano de atuação. Entre os vários motivos, que justifiquem o mal desempenho destas instituições, estão a falta de conhecimentos dos empreendedores em assuntos relacionados à gestão, como: atitude estratégica, gestão financeira, liderança, etc.
É neste cenário que a demanda de mercado para o consultor se torna extremamente positiva, já que ele é a figura responsável por identificar os principais problemas na gestão destas empresas e resolvê-los de forma estratégica, possibilitando que elas continuem atuando em suas respectivas áreas.
Entender as necessidades dos clientes é um comportamento que todo consultor diferenciado tem. Um importante passo a passo para abrir uma consultoria empresarial é ser capaz de propor soluções assertivas e personalizadas, de acordo com o perfil do seu contratante. As empresas que buscam um serviço de consultoria empresarial, esperam competência, criatividade, estratégias avançadas e principalmente, um profissional bem qualificado.
Considerando nosso atual cenário pós-pandemia as expectativas não poderiam ser melhores. Muitas empresas sofreram com o lockdown e agora com a inflação, que não para de subir. Para se manterem no mercado e sobreviverem a atual crise financeira que estamos enfrentando, muitos empresários estão em busca de um serviço personalizado para colocar as coisas nos trilhos.
Em uma pesquisa recente, publicada pelo Laboratório de Consultoria, a expectativa de crescimento das empresas de consultoria para o ano passado foi de 14% número três vezes maior que o PIB brasileiro, que corresponde a 4,5%. Este crescimento, movimentou mais de R$ 2 bilhões e meio em 2021.
As projeções para este ano prometem ser ainda melhores. Nossa dica neste passo a passo para abrir uma consultoria empresarial é que os consultores tenham o foco em atender às novas necessidades dos gestores e invistam no digital e nas novas tecnologias, visto que é uma demanda que vem crescendo cada vez mais.

Passo a passo para abrir uma consultoria empresarial

Maneiras de conseguir clientes para consultoria

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Consultores, houve um aumento no mercado de consultoria de 33.6% no setor público e 83.2% no setor privado. Muitos empresários, até mesmo os que possuem pequenos negócios, estão vendo a importância de investir em um serviço de consultoria.
Mas como nem tudo são flores, captar clientes pode ser um grande desafio deste mercado, principalmente para quem pretende iniciar sua carreira. Por isso, um importante passo a passo para abrir uma consultoria empresarial é saber captar estes clientes.
Com uma demanda de mercado grande, as exigências para os profissionais também alcançaram determinado patamar. Acompanhe a seguir, algumas características, que um consultor de sucesso precisa desenvolver:

  • Autoridade: mostre que você possui pleno conhecimento da área na qual presta consultoria, ou seja, prove sua autoridade no assunto. A consultoria empresarial é baseada em confiança e segurança;
  • Identifique seu público-alvo: pequenas empresas, setor específico, endividamento, empresas em processo de expansão, etc.
  • Saiba quando recusar: não tenha medo de dizer não para determinados projetos. Isso pode acontecer por falta de disponibilidade, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade ou até mesmo por não ser seu perfil de cliente desejado;
  • Teste sua metodologia – principalmente em se tratando de um consultor iniciante, seus métodos precisam ser testados e validados;
  • Estude: esteja sempre em busca de conhecimento, tanto sobre o mercado de consultoria, como também sobre o nicho de trabalho de seu público-alvo;
  • Busque Indicações: fale sobre sua ingressão no mercado de consultoria para seus amigos, empresas que já trabalhou, etc. Se possível, faça visitas formais e presenciais;
  • Invista em marketing de conteúdo: publique artigos, compartilhe recomendações e comentários de clientes a seu respeito em suas redes sociais. Prove que você possui autoridade;
  • Faça networking: participe de associações comerciais e industriais, grupos de empresários como o BNI, Abrasel, entre outras. Esteja totalmente inserido neste meio.

Como precificar um projeto de consultoria

Neste passo a passo para abrir uma consultoria empresarial, é importante conversar sobre como precificar um projeto de consultoria. Afinal, os ganhos de um consultor dependem de uma precificação correta.
Diversos fatores devem ser levados em conta no momento de definir os valores de uma consultoria. De modo geral, qualquer precificação precisa considerar os seguintes fatores:

  • Custo – neste caso precisamos saber quantas horas trabalhadas o projeto vai precisar e quanto custa uma hora de trabalho. Além disso, quais serão os custos e despesas, com locomoção, hospedagens, alimentação, impostos, etc.
  • Demanda – o quanto seu serviço é procurado? Nesta hora temos que considerar a velha máxima de demanda x oferta. Neste caso, seu resultado vai ser positivo se estiver sendo realizado um bom trabalho de prospecção de clientes. Quanto maior a demanda pelo seu serviço, maior o preço e vice-versa;
  • Concorrência – como dissemos acima, se seu serviço tem muita demanda e pouca oferta de profissionais qualificados a tendência é que ele seja mais caro. Mas se a demanda for muita e a oferta também estiver em alta, os valores cobrados podem ficar mais baixos.

Vale ressaltar neste passo a passo para abrir uma consultoria empresarial, que existe uma diferença entre preço e valor. Preço é quanto você cobra por seu serviço prestado e valor são os benefícios que seu serviço oferece para o cliente. De acordo com a qualidade dos benefícios, melhor vai ser remunerado.
Se você é um consultor autônomo, lembre-se de levar em conta suas férias, horas de estudo, investimentos em cursos e preveja os períodos de escassez. Em seguida, defina sua disponibilidade mensal em horas de trabalho e faça o seguinte cálculo:
Supondo que sua remuneração seja em torno dos R$ 8.000,00 mensais e seus custos para manter um escritório gire em torno de R$ 4.500,00, os impostos vão corresponder a 12% e o lucro desejado é de 10%.
Então seu preço por hora pode ser determinado utilizando a seguinte fórmula:

Como pudemos observar, o mercado de consultoria empresarial é um ramo promissor e com ganhos consideráveis. Mas para obter sucesso, como em qualquer outra área, é necessário investir em estudos e se preparar para oferecer um serviço de qualidade. Esperamos que este passo a passo para abrir uma consultoria empresarial tenha sido de grande ajuda para os novos consultores.

Passo a passo para abrir uma consultoria empresarial

Como pudemos observar, o mercado de consultoria empresarial é um ramo promissor e com ganhos consideráveis. Mas para obter sucesso, como em qualquer outra área, é necessário investir em estudos e se preparar para oferecer um serviço de qualidade. Esperamos que este passo a passo para abrir uma consultoria empresarial tenha sido de grande ajuda para os novos consultores.

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