Desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial

Desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial

Entender quais são os desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial, pode te ajudar a se preparar para o que vem pela frente. Se você está procurando por um conteúdo, que fale sobre os contratempos enfrentados por um consultor iniciante, chegou ao lugar certo!

Além dos desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial que vamos mencionar, já adiantamos que o consultor precisa ser capaz de pensar estrategicamente. É ele quem vai identificar os problemas e sugerir soluções para as dores dos clientes. Para isso, além de estudar a área de gestão e o ramo de atuação da empresa para quem vai prestar o serviço de consultoria, é necessário ter capacidade analítica e ser um bom ouvinte.
Neste texto você vai saber mais sobre:

O que é necessário para abrir uma empresa de consultoria;
• Os primeiros desafios enfrentados por um consultor;
• Ferramentas que podem facilitar os processos;

O que é necessário para abrir uma empresa de consultoria

Uma empresa de consultoria tem o papel de otimizar os processos de uma organização e auxiliar gestores a solucionar problemas que impedem o crescimento de uma organização. Por isso, com a ajuda de uma consultoria para empresas é possível ter uma visão de fora, sobre os principais gaps a serem corrigidos e principalmente, quais são os melhores métodos para corrigi-los. Por isso, um dos desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial é obter conhecimento sobre diversas áreas.

A consultoria financeira, por sua vez, é muito importante para o processo de reestruturação de uma empresa, afinal, problemas orçamentários podem desestruturar negócios e desencadear crises financeiras. Sendo assim, um consultor empresarial exerce o papel de diagnosticar e organizar problemas financeiros, dentre outras ações relevante para a maioria das empresas que contratam os serviços de consultoria.

Conversamos anteriormente sobre alguns passos para abrir uma empresa de consultoriaEntre eles estão:

1. Identifique quais problemas você é capaz de resolver;
2. Defina com qual nicho deseja trabalhar;
3. Saiba qual o melhor método para entregar resultados aos clientes;
4. Determine suas metas e objetivos;
5. Faça um bom plano de negócio.

Considerando o que mencionamos sobre o trabalho de um consultor, podemos afirmar que a qualificação profissional é, sem dúvidas, um dos muitos desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial. Ter o conhecimento adequado para gerenciar crises e criar soluções assertivas para os problemas organizacionais dos clientes é a principal atividade atribuída a uma empresa de consultoria em gestão empresarial.

Os primeiros desafios enfrentados por um consultor

Sabemos que em todas as áreas, começar tem seus desafios e no mercado de consultoria empresarial não é diferente!

Pensando nisso, trouxemos alguns dos desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial, que você deve encontrar ao iniciar sua jornada.

Aderir as mudanças do mercado
O mundo está em constante evolução e uma das dificuldades dos consultores é convencer alguns clientes, que estão há décadas atuando, de que eles precisam acompanhar essas mudanças. Para isso, é importante conseguir que o cliente entenda, que ou as organizações evoluem junto ao mercado, ou vão ficar para trás. 

Gerir mais de um projeto simultaneamente
Este é um dos grandes desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial, principalmente se estiver pensando em trabalhar sozinho e não puder contar com outros especialistas. Se o seu modelo de trabalho for presencial e precisar viajar, é necessário elaborar um bom planejamento e ser bastante organizado. É preciso ter cuidado para não aceitar mais projetos do que consegue gerenciar e deixar que isso afete a qualidade do serviço prestado.

Conseguir destaque no ramo de atuação
Se você for um consultor iniciante e não tiver cases de sucesso para apresentar, vai precisar ter paciência para construir sua carreira e mostrar que você é um dos melhores em seu ramo de atuação. 

Prazos x expectativas dos clientes
A pressão por resultados é sempre um fator complicador. Afinal, como abrir uma consultoria administrativa sem tem que lidar com as expectativas dos clientes? É praticamente impossível!

Neste caso, para evitar conflitos, é muito importante alinhar com o cliente quais medidas devem ser tomadas e os prazos de execução. Crie um cronograma e respeite as datas, pois seu cliente vai cobrar.

Desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial

Ferramentas que podem facilitar os processos

São muitos os desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial, mas existem alguns recursos que podem te ajudar neste processo. Podemos contar diversas ferramentas, que podem amenizar alguns destes desafios e é sobre isso que vamos falar a seguir.

CRM
Um bom CRM vai te ajudar a criar jornadas de vendas personalizadas, além de possibilitar um gerenciamento mais assertivo para a equipe de vendas. Entre os desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial, está a organização dos processos de vendas e filtragem dos clientes.

Fluxo de trabalho
Existem diversos sistemas operacionais de trabalho disponíveis, gratuitos ou pagos. Esse tipo de ferramenta facilita muito o dia a dia, tanto do consultor quanto das próprias organizações. São recursos personalizáveis, que possibilitam incluir as rotinas de trabalho, tarefas diárias e quem são os responsáveis por cada função. Além disso, você consegue avaliar os resultados dos processos por meio de relatórios.

Planilhas
Apesar de não ser um recurso novo e muito tecnológico, as planilhas continuam funcionando muito bem para organizar prazos e monitorar os resultados. Elas ainda são uma ótima opção para estruturar os processos, amenizando os desafios para abrir uma empresa de consultoria empresarial. Utilize as ferramentas a seu favor e facilite os fluxos de trabalho!

Conheça nosso curso de Formação de Consultores