Consultoria Empresarial - 5 motivos para começar

Consultoria Empresarial – 5 motivos para começar

Olá, você quer mesmo entender como ser um consultor empresarial de sucesso? Então preste atenção nestas informações que vamos entregar neste artigo:

Segundo dados do SEBRAE milhões de empresas nascem no Brasil todos os anos, mas a grande maioria não chega ao 5º ano de vida. Alguns dos motivos, segundo a entidade é a falta de conhecimentos básicos dos empreendedores e habilidades em assuntos relativos à gestão: atitude estratégica, liderança e gestão financeira são alguns deles.
Como podemos deduzir, a demanda de mercado por profissionais que possam auxiliar oferecendo consultoria empresarial para que essas organizações se manterem no mercado é assustadora. 

É neste contexto que você, consultor empresarial, pode se destacar. Munido destes e de outros conhecimentos você poderá prestar consultoria nas empresas, tornando a realidade delas muito diferente desta que pudemos notar nas pesquisas do Sebrae.

Para se tornar um consultor empresarial os desafios são grandes

Além do conhecimento teórico e muita prática, a entrada no mercado impõe algumas barreiras. Por isto, uma preparação adequada é uma exigência natural a quem deseja entrar nesse cobiçado mercado.

Uma forma de se tornar um consultor empresarial de sucesso seria entrar numa empresa de consultoria. Outra forma seria começar como consultor autônomo, nesse caso a preparação seria fundamental. Um curso de formação de consultores vai te ajudar a queimar etapas. Escolha um curso de formação de consultores que ofereça qualidade de entrega e que possa aperfeiçoar as suas técnicas e habilidades.

A importância da preparação de um consultor de sucesso

Além da preparação para ser consultor empresarial a pessoa deve fazer curso para consultores específicos em sua área de atuação. Seja na área de consultoria administrativa, comercial, logística ou consultor de finanças. Assim como o médico, deve sempre ficar atualizado em seu trabalho, os consultores de empresas precisam acompanhar a evolução de mercado, mantendo seus estudos em dia. E o curso de formação para consultores é o caminho mais indicado.

Quaisquer sacrifícios na preparação para ser um consultor empresarial serão amplamente recompensados. Vejamos 5 motivos que levam uma pessoa a se tornar um consultor:

Consultor empresarial - 5 motivos para começar

1 - Trabalhar com o que você ama

Não existe nada que seja tão almejado pelas pessoas do que fazer aquilo que gosta e dá prazer. E ainda por cima ganhar muito dinheiro com isto! 

Um consultor de negócios ou um consultor administrativo se sente altamente recompensado e gratificado só de pensar que está ajudando empresas, pessoas e famílias mais felizes e contribuindo para uma sociedade mais próspera.

Como consultor de negócios você poderá ajudar empresas a se recuperar econômica e financeiramente, através de orientações para uma apuração correta dos custos, formação de preços competitivos e de uma organização financeira mais adequada.

Como consultor administrativo você poderá ajudar empresas a organizar melhor os seus procedimentos e controles internos tornando seus negócios mais seguros e lucrativos.

2 - Mercado superaquecido

como dissemos no início do artigo, o mercado de consultoria está muito aquecido. Anos e anos de políticas econômicas erradas, pouco incentivo governamental, concorrência, globalização, tecnologia da informação, ensino de má qualidade, etc. fizeram com que empresários e gestores perdessem o norte dos seus negócios. 

Nos quase 30 anos em que atuamos no mercado de consultoria percebemos uma carência gigantesca por profissionais sintonizados com as demandas empresariais. 

Atuando na área de finanças ajudamos empresas na melhoria dos seus resultados, reduzindo custos para ter preços mais flexíveis, melhorando a força de vendas e ajustando a geração de caixa.

Muitas empresas não apresentam uma apuração correta de custos, não sabem formar preços realmente competitivos, não sabem planejar compras e estoques, não planejam adequadamente seus investimentos e acabam por praticar uma gestão equivocada de caixa colocando a empresa em insolvência.

3 - Remuneração de um consultor

Sem limites de ganhos o consultor empresarial pode ganhar muito dinheiro. Trabalhando sozinho ou montando uma equipe ele pode atuar em vários ramos da consultoria o consultor empresarial tem muitas oportunidades para atuar e ter uma remuneração bem significativa.
Mesmo trabalhando para uma empresa de consultoria o consultor pode ter ganhos bem superiores aos que são pagos para executivos e gestores de empresas.

O ganho do consultor vai depender muito da sua capacidade técnica, mas, mais do que isso, vai depender da sua capacidade de divulgar de forma adequada o seu trabalho. 

Fazer palestras, associar-se a entidades empresariais, publicar artigos em revistas e nas redes sociais, entrar em grupos de empresários e profissionais de consultoria, etc. ajudam a fazer o seu networking.

Consultor empresarial - 5 motivos para começar

4 - Trabalhar com o próprio negócio

não ter patrão, ser o dono do próprio nariz, ter flexibilidade de horários, fazer o que gosta etc. é o sonho de qualquer pessoa, não é verdade? Pois é, esse sonho poderá se tornar realidade se você escolher entrar para o fascinante mundo da consultoria.

Você pode trabalhar com o que você gosta, no local que desejar atuar, fazendo seus próprios horários, escolhendo para quem você quer trabalhar, colocando suas próprias ideias, sem intermediários para limitar ou ganhar vantagens com o seu trabalho.

5 – Plataforma de trabalho para um consultor

a pandemia trouxe mais uma forma do consultor empresarial ganhar dinheiro: a consultoria online. De acordo com a sua área de atuação você pode ganhar muito dinheiro com cursos, assessoria e consultoria online.

O seu cliente pode estar em qualquer parte do país ou até mesmo no exterior. 

De seu escritório, sem sair de casa, você pode ministrar um curso ou prestar uma consultoria na plataforma online. Os recursos para isto são mínimos e o cliente vai se beneficiar devido a gastos menores que o consultor deixa de ter na plataforma presencial como locomoção, viagens e estadias.

E posso garantir que os resultados para o cliente podem ser até melhores, pois, na plataforma online o planejamento dos trabalhos é muito mais rigoroso.

Tenho ministrado curso de formação de consultor e consultoria empresarial desde que começou a pandemia e atendo pessoas e empresas de todo o país.

Espero ter contribuído para sua decisão de entrar no mundo da consultoria empresarial.

Um grande abraço e muito sucesso!