como ser um consultor de sucesso

Como ser um consultor de sucesso?

Dirigentes e gestores de empresas precisam se adaptar aos novos tempos advindos de um mundo globalizado e em constante transformação! Mas como fazer isto quando as tarefas do dia a dia consomem grande parte do seu tempo? É aí que surge o profissional especializado, intitulado de “consultor empresarial”, para orientar o processo de mudanças, tão vital para a permanência das empresas no mercado.

Mas para mostrar como ser um consultor de sucesso o profissional além do conhecimento técnico, deverá possuir uma formação bastante sólida, aliando teoria, prática e muita habilidade no trato com pessoas. 

como ser um consultor de sucesso

E como começar uma consultoria?

Muitas das vezes não basta ter conhecimento, prática e/ou habilidades em determinada área para começar a consultoria empresarial e ainda, como se tornar um consultor de sucessoNeste breve artigo vamos mostrar como ser um consultor de sucesso e brilhar no fascinante mundo da Consultoria. A primeira coisa de ser um consultor de sucesso é a preparação. Prepare-se sobre a área da consultoria empresarial que o profissional quer entrar. Se quer trabalhar como autônomo você pode queimar etapas se inscrevendo num curso de formação de consultores, ou ainda, pode entrar em uma das muitas empresas de consultoria que existem no mercado e se aperfeiçoar na área que você tem afinidade.

E quais as habilidades pessoais deve possuir um consultor de sucesso?

como ser um consultor de sucesso

É importante definir também o nicho de mercado que quer atuar. O profissional pode ser um consultor financeiro e atuar como consultor de micro e pequenas empresas ou atuar como consultor empresarial em outras áreas, dependendo das suas habilidades profissionais. 

Por exemplo, se optar em ser um consultor financeiro, uma área da consultoria empresarial que cresce assustadoramente nos últimos anos, ele precisará apresentar uma série de habilidades técnicas para esta área. 

Um consultor financeiro, além das habilidades pessoais, deverá possuir, entre outros, os seguintes conhecimentos técnicos:

A confiança é, com toda certeza, um dos fatores mais importantes de como ser um consultor de sucesso. Sem confiança não se chega a lugar algum. 

Portanto, preste Consultoria somente quando dominar o assunto e se sentir plenamente capaz de discutir problemas com os clientes de igual para igual. Prepare-se, invista em conhecimento e tudo mais que possa dar ao cliente a tranquilidade e a certeza de que está contratando um profissional de alto nível técnico.

Um outro fator de como ser um consultor de sucesso é o foco – Procure focar naquilo que você domina e se especialize cada vez mais no assunto. Torne-se uma referência no mercado.  Ao optar por entrar em várias áreas fora da sua especialidade para resolver todos os problemas de uma empresa você acabará se perdendo e não vai chegar a nenhum lugar.

A metodologia é vital no caminho de como ser um consultor de sucesso. O mercado está cheio de pessoas que, assim como o inferno, está lotado de profissionais bem-intencionados, mas, sem o devido preparo para conduzir um processo de mudanças em uma organização. 

Uma metodologia bem adequada a um processo de como ser um bom consultor empresarial, ajuda em muito no sucesso dos trabalhos:

como ser um consultor de sucesso

Ou seja, tenha um modelo de projeto de Consultoria, da abordagem até o fechamento com o cliente. Outros cuidados de como ser um consultor de sucesso são muito importantes num consultor de empresas:

Finalizando, procure saber bastante sobre a carreira e como ser um consultor de sucesso. A profissão tem o seu lado glamour, porém, como todas as profissões, tem seus “contras” e desafios que devem ser considerados: viagens constantes; falta de uma remuneração fixa; o contratante sempre quer solução imediata dos seus problemas; pressão constante por resultados; busca constante pelo aperfeiçoamento através de artigos técnicos, pesquisas, convenções, cursos, seminários; etc.

Leia mais

Acima de tudo um consultor de sucesso deve ter um senso de responsabilidade e autocrítica muito grandes pois, quando é contratado, ele é visto sempre como um psicólogo, psicanalista, médico e até como vidente em situações em que destreza e habilidade são determinantes para não ferir suscetibilidades que surgem normalmente nos trabalhos de Consultoria.