Abrir uma empresa de consultoria empresarial – Veja como

Abrir uma empresa de consultoria empresarial – Veja como

Abrir uma empresa de consultoria empresarial pode oferecer diversos benefícios. Mas inicialmente, você vai precisar entender sobre o que está fazendo. Pensando em ajudar você nesta fase de planejamento, construímos este artigo que lhe auxiliará nos seguintes aspectos:
Como funciona a consultoria para empresas;
• O que é necessário para abrir uma empresa de consultoria;
• Passos para abrir uma empresa de consultoria.

Como funciona a consultoria para empresas

A consultoria empresarial é um serviço específico, com a finalidade de diagnosticar forças e fraquezas, por meio de ferramentas de análise. É neste aspecto que mora a grande dificuldade de um consultor iniciar sua trajetória no universo das consultorias. É justamente pela necessidade de dominar muito bem o que está fazendo, para que resultados realmente relevantes aconteçam, que torna o ato de conquistar a confiança dos clientes algo extremamente difícil. Então, consultor, se você está com essa dificuldade, este artigo vai fazer diferença para você. Acompanhe!

Recursos para consultoria empresarial
Existem alguns recursos que podem ser utilizados por consultores, para iniciarem a jornada de abrir uma empresa de consultoria empresarial.

• Manter os estudos em dia
• Ficar atento as movimentações de mercado
• Construir bons cases
• Se tornar especialista em suas áreas de atuação

Além de se especializar nas áreas de gestão e administração, é necessário desenvolver a habilidade de ser um solucionador de problemas. Desta forma, trabalhar aspectos da inteligência emocional pode te deixar mais a frente dos seus concorrentes.
Outro fator a ser considerado por um consultor de sucesso seria a escolha de nicho de atuação. Esta escolha ajudará você na hora de construir cases que comprovem a sua capacidade de fazer um trabalho de qualidade.

Como a consultoria empresarial deve sarar as dores de seus clientes?

É muito comum o diretor de uma empresa buscar um consultor financeiro ou uma empresa de consultoria em gestão empresarial em fases bastante críticas da organização.
Desta forma, você como consultor precisa ter tranquilidade para entender as dores que este cliente tem, as expectativas que ele criou para com seu trabalho, versos a realidade em que a empresa dele está, bem como a capacidade de aplicação das melhorias sugeridas.
Dito isso, sugerimos que comece seus trabalhos observando os seguintes itens:

• Necessidade de melhoria nos processos internos;
• análise do gerenciamento das equipes;
• Diagnóstico e gestão de crises.

Estas são algumas das principais funções de um profissional, que pretende abrir uma empresa de consultoria empresarial. No texto do nosso blog Consultoria Empresarial – Veja por onde começar você pode saber mais sobre como funciona este serviço.

Abrir uma empresa de consultoria empresarial – Veja como

O que é necessário para abrir uma empresa de consultoria

Agora que você já entendeu qual é o papel do consultor empresarial, vamos falar sobre o que é necessário para realizar o objetivo de abrir uma empresa de consultoria empresarial. O primeiro passo é se qualificar em gestão, para oferecer um serviço de qualidade. Para isso, oferecemos um curso intensivo para quem deseja se tornar um consultor financeiro de sucesso.
Supondo que você já esteja qualificado e decidiu abrir uma empresa de consultoria empresarial, trouxemos alguns tópicos para te ajudar a identificar o que você precisa para começar:

• Identifique quais problemas você é capaz de resolver;
• Defina em qual segmento deseja atuar, qual o seu público-alvo;
• Tenha em mente o quanto e como pretende cobrar por seus serviços. Prefere cobrar por hora, por projeto ou baseado nos resultados?
• Determine como gostaria de trabalhar. Vai ser o modelo presencial, virtual ou misto?
• Saiba qual a melhor forma de entregar seu trabalho para o cliente. Pretende treinar o empresário, as equipes e seus líderes, vai executar pessoalmente enquanto treina os profissionais?
• Desenvolva um plano de negócio bem estruturado;

Para abrir uma empresa de consultoria empresarial é importante contar com a expertise de um advogado, durante o processo de elaboração do contrato de serviço. Isso deve resguardar o profissional e o cliente. Também é importante elaborar um plano de faturamento e criar uma conta bancária comercial, a fim de separar suas finanças pessoais e profissionais. Não se esqueça de planejar seus impostos e criar um fluxo de trabalho para gerenciar seus projetos.

Passos para abrir uma empresa de consultoria

Pensando de forma ampla, abrir uma empresa de consultoria empresarial vai demandar, que o profissional tenha um conhecimento amplo em diversas áreas, ou que segmente a área em que deseja trabalhar. Também é necessário que disponha de contatos. A melhor forma de conseguir clientes é estabelecendo bons relacionamentos. Com os diversos recursos de marketing disponíveis hoje em dia, também é possível conseguir que possíveis clientes te encontrem. Mas é preciso entender que um método, não elimina o outro.

Defina suas metas e objetivos. Identifique suas habilidades e determine como vai trabalhar e quais problemas é eficiente para solucionar. Entenda quais são seus principais objetivos e trace as metas necessárias para concluí-los. Estipule metas possíveis e coloque prazos para que elas aconteçam. 

Também é importante saber calcular o valor do seu investimento inicial. Quanto vai precisar para manter seu negócio funcionando? Para isso, você precisa saber quais serão os seus gastos: aluguel, infraestrutura, materiais de trabalho, salários de funcionários, etc.
Partindo para a parte burocrática no processo de abrir uma empresa de consultoria empresarial, legalize sua empresa com a abertura de um CNPJ, de acordo com as exigências legais do seu estado. Veja qual o melhor modelo de tributação para o seu ramo de atuação. Mantenha sua rotina e processos organizados. Projete seus gastos e lucros em planilhas, para ter sempre em mãos o valor do seu capital de giro e quais são os seus ganhos líquidos. 

Abrir uma empresa de consultoria empresarial é algo que enche os olhos de muitos profissionais da área de gestão, por ser uma área em ascensão. A valorização deste mercado também é algo que podemos ressaltar. No entanto, é necessário ter atenção ao ingressar neste mercado e entender quais são as necessidades de quem procura por este serviço. Entender quais são suas maiores habilidades e principais fraquezas, podem te ajudar a determinar em quais áreas deve atuar e como deve trabalhar para solucionar os problemas de seus futuros clientes.

Conheça nosso curso de Formação de Consultores