Precificação: conheça os critérios essenciais para a sua estratégia

Saber planejar e executar uma boa estratégia de precificação é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, independentemente do seu porte ou do seu segmento de atuação.

Nesse sentido, principalmente, as pequenas e médias empresas devem estar atentas às tendências do mercado e às demandas do público consumidor, fazendo os movimentos necessários para colocar em prática uma dinâmica de preços bem elaborada e eficaz.

Para isso, é preciso conhecer e adotar os critérios essenciais para implementação de uma boa política de preços a curto, médio e longo prazo.

Continue a leitura deste artigo para saber que critérios são esses e otimizar os resultados do seu negócio a partir de parâmetros reconhecidamente importantes. Confira e esclareça suas dúvidas!

Considere claramente os objetivos do negócio

Muitos empreendedores, quando são questionados sobre os critérios da precificação, logo recordam a fórmula “custo do produto + percentuais de custos + despesas fixas e variáveis + percentual de lucro = preço”.

No entanto, para ser bem sucedida e ajudar a empresa a crescer, a precificação deve ter início com o entendimento claro e preciso dos objetivos de mercado.

É preciso identificar a visão e o posicionamento que o negócio pretende alcançar e seguir essas diretrizes ao traçar a política de preços, pois é ela que possibilitará a rentabilidade sobre os produtos, os serviços, o patrimônio e o capital da empresa.

Assim, o preço não deve nascer somente do custo de uma mercadoria ou serviço, mas também dos objetivos dos empreendedores em relação ao seu empreendimento.

Por exemplo, se o negócio está começando ele precisa de uma certa política, talvez mais agressiva para ter penetração no segmento. Mas se o mercado é novo, com poucos concorrentes e já tem grande demanda pelo produto/serviço a estratégia pode ser outra.

Portanto essa análise crítica sobre os objetivos e estratégias momentâneas do empreendimento são imprescindíveis na precificação, pensando em um planejamento de médio e longo prazo.

Pesquise e conheça o mercado a fundo

Pesquisar o mercado é uma atitude que deve ser entendida como uma prioridade de toda a empresa que deseja superar a concorrência e manter a liderança, sobretudo quando se trata da precificação.

Sem os dados sobre as demandas, as tendências, as oportunidades, as ameaças, as retrações e os crescimentos do contexto no qual o negócio atua, é impossível estabelecer uma política de preços capaz de responder rapidamente às mudanças de cenário.

Por exemplo, de nada adianta aumentar a capacidade produtiva ou pensar em operações promocionais se o mercado não dá sinais de que absorverá essa produção.

Da mesma forma, também é fundamental monitorar as ações da concorrência e acompanhar a política de preços praticada pelos competidores diretos e indiretos.

Tenha um bom controle sobre as variáveis de cálculo

O cálculo do preço é feito a partir de algumas variáveis indispensáveis, tais como os custos operacionais e de produção, as taxas tributárias associadas aos produtos ou serviços e a margem de lucro pretendida.

É preciso ter um controle eficaz sobre todos esses aspectos, fazendo com que eles sejam constantemente monitorados e permitindo que esse acompanhamento gere os ajustes necessários na política de preços da empresa.

Saiba interpretar os movimentos do público consumidor

Conhecer bem os interesses e as necessidades dos consumidores é fundamental para que uma empresa possa conquistar um lugar de destaque frente à concorrência por meio de um processo consistente de diferenciação.

No entanto, quando se trata da estratégia de preços, o conhecimento sobre o público consumidor deve ser considerado como critério que permite encontrar o equilíbrio entre o preço que um cliente estaria disposto a pagar e o preço que promoveria a lucratividade esperada.

Nesse contexto, é válido recordar que o preço é um atributo muito importante para o consumidor no momento da decisão de compra, mas não é o único fator que ele avalia.

Dessa forma, é necessário desenvolver um processo de valorização dos benefícios oferecidos pelos produtos e serviços, paralelamente às ações voltadas para a construção de uma política de preços eficaz.

A partir desse entendimento, é possível fortalecer os atributos do produto ou serviço, defendendo a precificação praticada e enfrentando as adversidades do mercado.

Além disso, o negócio passa a ter mais elementos para consolidar o processo de fidelização de clientes e de construção de uma relação rentável entre o público consumidor e a marca.

Trabalhe bem as margens de flexibilidade

Um dos principais critérios para uma boa estratégia de precificação é a capacidade de estabelecer as margens possíveis para variação dos preços entre valores mínimos e máximos, de acordo com a dinâmica do mercado.

Isso permite que o empreendedor seja capaz de fazer projeções futuras e identificar as boas oportunidades para lançar promoções ou oferecer descontos, assim como aproveitar as brechas para aumentar o preço.

Assim, uma política de preços eficiente é aquela que otimiza a competitividade do negócio, as estratégias e objetivos citados acima, garantindo o enfrentamento da concorrência com o controle de riscos ou prejuízos.

Atualize os conhecimentos sobre precificação

Por fim, o último critério necessário para que sua empresa possa desenvolver uma política de preços eficiente é a atualização constante dos conhecimentos sobre precificação.

Na verdade, essa é uma das grandes dificuldades de quem está à frente de médias e pequenas empresas, uma vez que é preciso atender a tantas demandas da gestão empresarial simultaneamente.

No entanto, o aprendizado sistematizado sobre as estratégias para definição de preços, envolvendo desde as técnicas e cálculos mais utilizados até a discussão sobre as propriedades do próprio negócio deve ser uma prática constante.

A grande pergunta que se deve ter em mente é: qual a forma mais adequada para construir uma política de preços que atenda aos objetivos do meu negócio, considerando as características do mercado, do público consumidor e dos produtos ou serviços?

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